fbpx

BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR

O astro-rei, como costumam chamar o sol, é reconhecido por ser uma das formas de manutenção da vida na terra. Em várias culturas, como Inca e Asteca, foi considerado um fator central para a vida em comunidade. Esses impérios não existem mais, mas o sol permanece como uma força natural que em conjunto com a tecnologia do sistema solar fotovoltaico fornece conforto, economia, sustentabilidade e desenvolvimento em sociedade. 

A energia solar é considerada uma energia renovável, ou seja, é uma energia “presente e futura” que não se esgota. Segundo a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, as outras fontes de energia são formas indiretas de energia solar. Diferente das energias fósseis altamente poluentes, a energia solar não emite carbono e, dessa forma, preserva a temperatura global e o meio ambiente

Para a energia do sol não tem tempo ruim. Nos dias frios, nublados e chuvosos, a irradiação solar segue atuando no sistema fotovoltaico. Essa energia limpa e inesgotável é capaz de produzir 10.000 vezes a demanda energética de todo o planeta anualmente. Ela está presente no banho quente, no preparo das refeições, na energia que carrega os eletrodomésticos e na luz que se acende ao anoitecer. 

Além das vantagens relacionadas ao meio ambiente, o aspecto financeiro também é um atrativo no campo da energia solar. Desde a decisão de adquirir a energia solar é possível receber apoio de diversas linhas de financiamento, incluindo o governo que diminui o imposto de renda para quem utiliza esse tipo de energia. 

A utilização dos painéis solares do sistema fotovoltaico garante mais independência ao consumidor. É comprovado que a partir do uso da energia solar é viável economizar até 95% da conta de luz. A eletricidade, se produzida em excesso, pode ser devolvida ao consumidor como créditos. Outro aspecto interessante do investimento na energia solar, é a baixa manutenção das placas fotovoltaicas que são utilizadas para captar e transformar a energia. Elas costumam ter vida-útil de 25 a 30 anos, o que confere qualidade e durabilidade ao produto. Além disso, o retorno do investimento na energia solar ocorre em 4 ou 5 anos a partir da implementação. 

Investir na energia solar é investir no presente e no futuro do meio ambiente e da economia.

Por: Tayná Lopes

GERE SUA PRÓPRIA ENERGIA SOLAR!

GERE SUA PRÓPRIA ENERGIA SOLAR!

Insira seus dados para receber um orçamento gratuito.

Solicitação Recebida! Em breve você receberá um orçamento por e-mail